Participe do nosso blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Android é uma bagunça, dizem desenvolvedores

 


O Android é uma bagunça, dizem desenvolvedores

Uma nova pesquisa analisa os prós e contras de escrever para várias plataformas móveis.

Na esteira do debate ocorrido no fim de semana entre Fred Wilson da Union Square Ventures e Marco Arment da Instapaper sobre se é mais sensato estar escrevendo aplicações para o iOS da Apple ou o Android da Google, vêm os resultados de uma pesquisa de 250 desenvolvedores, liberado segunda-feira por William Powers da Baird.

Wilson, um capitalista arrojado, tem aconselhado os desenvolvedores a escrever primeiro para o Android, prevendo que a batalha entre o iPhone e o Android vai passar a ser uma repetição da batalha do Windows contra o Macintosh.

Arment, um desenvolvedor, pensa que é um mau conselho. Ele acredita que o ganho de cota de mercado do Android pode ser ilusório - especialmente quando o crescimento do iPAD é levado em conta - e que, como um ambiente de desenvolvimento, o sistema operacional do Google tem falhas graves.

A pesquisa da Baird sugere que os desenvolvedores sigam o conselho de Wilson. 71% dos entrevistados disseram que estavam escrevendo aplicações para o Android versus 62% para o iOS. (Nenhuma das outras plataformas obteve mais de 27%).

Mas a pesquisa também sugere que os programadores que escrevem para o Android estão encontrando o ecossistema um pouco arriscado, como Arment havia previsto.

Entre os problemas que vieram à tona:

Fragmentação do Dispositivo. 56% dos desenvolvedores do Android disseram que a fragmentação do sistema operacional, entre os vários dispositivos Android, foi significativa ou "um enorme problema", uma porcentagem que realmente aumentou nos últimos três meses.

Fragmentação das Lojas de Aplicativos. Diversos desenvolvedores expressaram preocupação com a fragmentação da Android App Store. Segundo a Baird, "geralmente os desenvolvedores parecem preferir um modelo unificado, uma única loja como a App Store da Apple".

Facilidade de desenvolvimento. Foi considerado muito mais fácil desenvolver para o iOS (à frente) e para o Android, do que para o Blackberry da RIMM ou para o Symbian da Nokia.

Qualidade dos aplicativos. "O iOS continua a liderar", relata a Baird, "seguido do Blackberry, com o Android, que ainda recebem notas baixas nesta categoria." Os desenvolvedores estão particularmente preocupados com o baixo nível dos aplicativos no ecossistema do Android.

Capacidade de receber pagamento. O iOS lidera aqui também, seguido pelo BlackBerry.

Fonte: Android is a mess, say developers

0 comentários:

Postar um comentário