Participe do nosso blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Access Turma 16:30

O que é Access

Access é uma aplicação que vem com o pacote Office de Microsoft. Para obter Access você necessita instalar uma versão de Office que o contenha. É bastante habitual que numa distribuição do pacote office tenha Access, porém existem algumas que não têm. Por exemplo Office Profissional inclui Access. 

Essa aplicação é um sistema de administração de banco de dados que utiliza por padrão o motor do banco de dados Microsoft Jet. Com isto quero dizer que Access na verdade é uma interface preparada para administrar qualquer banco de dados, não só um banco de dados Access. Os sistemas Windows dispõem de ODBC, que é uma passarela para poder acessar a qualquer banco de dados. Através de ODBC podemos nos conectar a qualquer banco de dados utilizando uma linguagem de programação ou uma aplicação como Access. Por exemplo, poderíamos conectar com um banco de dados SQL Server ou MySQL através de Access. 

Porém, para não confundir os conceitos, quero ressaltar que o normal é que Access nos permite definir e administrar um banco de dados Jet de Microsoft. O que normalmente chamamos um banco de dados Access, na verdade é um banco de dados Jet, que está incluído em qualquer sistema Microsoft. Com Access podemos criar este tipo de banco de dados, que geralmente se salvam em arquivos .mdb, e administra-los através da aplicação. Access dispõe de numerosos métodos e assistentes para definir qualquer elemento do banco de dados, como as tabelas, as consultas, os formulários, etc. e realizar a administração e gestão dos dados.


O QUE É BANCO DE DADOS?


Bancos de dados (ou bases de dados), são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.




0 comentários:

Postar um comentário