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MARKETING PESSOAL X AUTOCONHECIMENTO

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MARKETING PESSOAL X AUTOCONHECIMENTO X DESENVOLVIMENTO PESSOAL


CONHECER AS PESSOAS E OS AMBIENTES QUE VAMOS ENFRENTAR É IMPORTANTE, MAS CONHECER A NÓS MESMOS É O MAIS IMPORTANTE. PARA SER UM GRANDE "ORADOR" E CONQUISTAR PESSOAS É NECESSÁRIO O AUTOCONHECIMENTO.
PARA CONQUISTAR PESSOAS, DOMINAR COMPLETAMENTE O PÚBLICO E SE TORNAR UM GRANDE "ORADOR" É PRECISO CONHECER SEUS LIMITES, SUAS CAPACIDADES, SEUS PONTOS FORTES E FRACOS, SUA VOZ, SEU CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO, SUA POSTURA, SEUS GESTOS, SUAS EXPRESSÕES, SEU VOCABULÁRIO E ATÉ MESMO SEU OLHAR E SEU SORRISO. ASSIM SABERÁ EXATAMENTE AONDE PODERÁ IR E O MOMENTO DE PARAR. SABERÁ COMO FAZER E O PORQUÊ DE CADA MOVIMENTO EM SUA APRESENTAÇÃO.
MAS E COMO SE OBTÉM ESSE AUTOCONHECIMENTO? EXISTEM VÁRIAS FORMAS, COM AJUDA DE LIVROS E ATÉ CURSOS, OU PESQUISAS INDIVIDUAIS E EXERCÍCIOS QUE PDOERÁ FAZER SOZINHO. MAS OS EXERCÍCIOS PRECISAM ESTAR DE ACORDO COM O QUE REALMENTE VOCÊ ACREDITA, OU SEJA O MODE QUE VOCÊ SE VE E SE ENXERGA E NÃO O QUE AS OUTRAS PESSOAS VÊM E ENXERGAM.


NORMALMENTE EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE A PERCEPÇÃO QUE VOCÊ TEM DE SI MESMO E A FORMA COMO OS OUTROS O AVALIAM. O PROBLEMA É QUE ESTA DIFERENÇA PODE REPRESENTAR UM GRANDE PREJUÍZO PARA SUA CARREIRA E DIFICULDADES EM SUA VIDA PESSOAL.

MUITAS PESSOAS DEFINEM-SE COMO PERFECCIONISTAS, ACREDITANDO SER ISSO UMA DE SUAS MAIS IMPORTANTES QUALIDADES. NO ENTANTO, QUEM CONVIVE COM ESTAS PESSOAS PODEM ESTAR INSATISFEITAS COM ESTAS CARACTERÍSTICAS, POR TORNAR A VIDA DELAS DIFÍCIL. ALGUMAS SE CONSIDERAM SINCERAS, MAS O QUE AS OUTRAS CONSIDERAM MESMO É QUE ELAS SÃO EXTREMAMENTE CRÍTICAS. MUITAS VEZES VOCÊ ACREDITA REALMENTE QUE É DE UM DETERMINADO JEITO, MAS ACONTECE QUE AS PESSOAS PODEM ESTÁ PERCEBENDO VOCÊ DE UMA MANEIRA COMPLETAMENTE DIFERENTE.


UMA JANELA PARA O AUTO CONHECIMENTO

EXISTE UM MODELO DE AUTO CONHECIMENTO, A CHAMADA "JANELA DE JOHARI", CRIADA POR DOIS PSICÓLOGOS AMERICANOS, JOSEPH LUFT E HARRINGTON INGHAM, HÁ CERCA DE 50 ANOS, QUE MOSTRA A INTERAÇÃO ENTRE NOSSA AUTO PERCEPÇÃO E A MANEIRA COMO OS OUTROS NOS VÊEM.

CRIAR SUA PRÓPRIA JANELA DE JOHARI, PODE SER UMA FORMA PARA VERIFICAR O QUANTO SUA AUTO PERCEPÇÃO ESTÁ ALINHADA COM A IMAGEM QUE OS OUTROS TÊM DE VOCÊ.

A JANELA DE JOHARI É DIVIDIDA EM QUATRO QUADRANTES, VEREMOS A SEGUIR O QUE SIGNIFICA CADA UM DESTES PARTES.







EU PÚBLICO

ESTE PRIMEIRO QUADRANTE, CHAMADO DE EU ABERTO OU EU PÚBLICO, É FORMADO POR SUA AUTO PERCEPÇÃO E PELA MANEIRA COMO OS OUTROS PERCEBEM VOCÊ. QUANTO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SI MESMO VOCÊ DISPONIBILIZAR PARA AS PESSOAS MAIOR TRANSPARÊNCIA HAVERÁ NAS RELAÇÕES.

EU FECHADO

ESTA É NOSSA ÁREA SECRETA, NESTE QUADRANTE ESTÃO INCLUÍDAS AS INFORMAÇÕES E CARACTERÍSTICAS PESSOAIS QUE SOMENTE VOCÊCONHECE SOBRE SI MESMO. E SÓ VOCÊ MESMO É QUEM PODE DECIDIR O QUE IRÁ REVELAR OU NÃO AOS OUTROS. MUITOS MAL ENTENDIDOS PODERIAM SER DESFEITOS SE VOCÊ SE MOSTRASSE MAIS E SE ABRISSE MAIS PARA AS PESSOAS COM QUEM CONVIVE.

EU CEGO

ESTA É NOSSA ÁREA CEGA. AQUELA ÁREA DE NOSSA VIDA QUE DESCONHECEMOS EM RELAÇÃO AO QUE OS OUTROS PERCEBEM DE NÓS. QUANDO TEMOS UM BAIXO NÍVEL DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, A TENDÊNCIA É QUE AS PESSOAS NÃO EXPONHAM O QUE PENSAM DE NÓS, E COM ISSO FICAMOS SEM TER FEEDBACK. FICAR MAIS ATENTO ÀS MENSAGENS TRANSMITIDAS PELAS PESSOAS EM RELAÇÃO A NÓS AJUDA A DIMINUIR ESTA ÁREA DO EU CEGO.

EU DESCONHECIDO

O EU DESCONHECIDO COMPREENDE O CAMPO DE NOSSO INCONSCIENTE, DAQUILO QUE TANTO VOCÊ DESCONHECE SOBRE SI MESMO, COMO TAMBÉM OS OUTROS DESCONHECEM SOBRE VOCÊ. DESENVOLVER UM MAIOR AUTO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO ESTUDO DE SUAS PRÓPRIAS ATITUDES, MUITAS VEZES SEM NEXO APARENTE, OU SE NECESSÁRIO ATRAVÉS DE ANÁLISE PODE AJUDAR MUITO A DIMINUIR ESTA ÁREA EM SUA VIDA.


PARA DESENVOLVER UM PROGRAMA DE MARKETING PESSOAL É FUNDAMENTAL QUE OS PROFISSIONAIS TRABALHEM MELHOR O AUTO CONHECIMENTO, PROCURANDO AMPLIAR A ÁREA DO EU PÚBLICO E DIMINUIR AS ÁREAS DO EU CEGO, DO EU FECHADO E DO EU DESCONHECIDO.

O DESEQUILÍBRIO ENTRE ESTAS ÁREAS CERTAMENTE IRÁ PREJUDICAR SUA CARREIRA PROFISSIONAL, COMO TAMBÉM SUA VIDA E RELACIONAMENTOS PESSOAIS. COMO ORIENTAÇÃO BÁSICA, A SEGUIR UM CONJUNTO DE SETE DICAS PARA MELHORAR NOSSO MARKETING PESSOAL BASEADO NO ESTUDO DA JANELA DE JOHARI:

· FAÇA UM LEVANTAMENTO DE TODAS AS CARACTERÍSTICAS POSITIVAS E NEGATIVAS SOBRE SUA PESSOA;

· SEJA TRANSPARENTE, TORNE PÚBLICO O MAIOR NÚMERO DE CARACTERÍSTICAS SOBRE SUA PESSOA NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO E PESSOAL, TOMANDO O CUIDADO DE NÃO PREJUDICAR SUA IMAGEM EXPONDO INFORMAÇÕES DESNECESSÁRIAS E INADEQUADAS AO CONTEXTO;

· MANTENHA UM GRUPO RESTRITO DE PESSOAS NO TRABALHO E NA VIDA PESSOAL EM QUE POSSA COMPARTILHAR UM NÚMERO MAIOR DE INFORMAÇÕES RECÍPROCAS, ISTO GERA CONFIANÇA MÚTUA E POSSIBILITA UMA MAIOR ABERTURA PESSOAL;

· PROCURE DAR ABERTURA ÀS PESSOA PARA FALAR DE VOCÊ MESMO, PEÇA FEEDBACK, PROCURE DEIXAR AS PESSOAS À VONTADE E COM LIBERDADE PARA FALAR SOBRE VOCÊ, ASSIM, DIMINUIRÁ A SUA ÁREA CEGA, PELO MENOS SABERÁ MAIS O QUE OS OUTROS ACHAM DE VOCÊ E PODERÁ SE BENEFICIAR DESSA INFORMAÇÕES, CORRIGINDO ERROS;

· PERGUNTE MAIS ÀS PESSOA SOBRE SI MESMO, E PRESTE BASTANTE ATENÇÃO NAS RESPOSTAS;

· DESENVOLVA ALGUMA FORMA DE AUTO CONHECIMENTO, LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO, DESCUBRA-SE MAIS, CONHEÇA-SE MAIS;

· DEFINA TODAS AS ÁREA QUE PRECISE MUDAR, E CRIE DISPOSIÇÃO E VONTADE PARA FAZER A MUDANÇA.

CONCLUÍMOS QUE, PARA CONSTRUIRMOS UMA IMAGEM POSITIVA TANTO PESSOALMENTE COMO PROFISSIONALMENTE, É NECESSÁRIO QUE POSSAMOS PERCEBER A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE A IMAGEM QUE AS PESSOAS TÊM DE NÓS E A NOSSA PRÓPRIA PERCEPÇÃO PESSOAL, E DIMINUIRMOS ESTA DIFERENÇA. O OBJETIVO DO MARKETING PESSOAL É CONSTRUIR UMA IMAGEM POSITIVA, PARA SER APRESENTADA ÀS PESSOAS E ORGANIZAÇÕES E CONSEGUIR PASSAR UMA IMAGEM O MAIS PRÓXIMA POSSÍVEL DO QUE DEFINIRMOS COMO A IDEAL.
ARI LIMA
EMPRESÁRIO, ENGENHEIRO, CONSULTOR E ESPECIALISTA EM MARKETING E VENDAS



OS CUIDADOS COM A IMAGEM PESSOAL


Há um certo preconceito generalizado quanto ao termo marketing pessoal. Muitos vêem a prática como auto-promoção e adoção de posturas artificiais.




O marketing pessoal, entretanto, é nada mais que o cuidado com a imagem pessoal. Quantas vezes você achou que estava causando uma boa impressão e quando teve um feedback viu que, pelo contrário, causou uma péssima impressão? Quantas vezes você quis se expressar de uma forma, mas na hora H, acabou sendo vítima da insegurança e da timidez e não se manifestou da forma como gostaria? Quantas vezes você ouviu de pessoas íntimas, colegas de trabalho, chefes, críticas de comportamentos e atitudes que você jamais imaginou que tinha ou que fossem, de alguma forma, negativos?






O objetivo principal do marketing pessoal é aumentar o autoconhecimento e tornar a pessoa consciente da forma como se manifesta para que possa manter a sua imagem pessoal e profissional positiva. O autoconhecimento mostrará a realidade, ou seja, como você está se manifestando de fato, e não como você acha que está interagindo. Tornará evidentes os pontos falhos na apresentação pessoal, focos de insegurança, como também os pontos fortes.









Trabalhando com o marketing pessoal, a pessoa passa a ficar mais atenta e consciente de sua manifestação, podendo identificar falhas no momento em que elas ocorrem e até podendo corrigi-las a tempo. A última etapa é organizar um plano de desenvolvimento, com base no diagnóstico feito na fase do autoconhecimento. A pessoa então, planeja a melhora dos pontos falhos, por exemplo, se sente-se extremamente insegura ao falar em público e isso prejudica sua vida profissional, ela pode planejar um curso de oratória ou teatro.




Não valorizar a imagem pessoal é negligenciar os resultados que se obtêm resultantes dela. Há uma frase de Ralph Waldo Emerson que exprime bem a importância dos cuidados com a imagem: O que você é ecoa tão alto em meus ouvidos que não consigo ouvir o que diz. Ou seja, se você tem alguma insegurança, ou há alguma falha em sua apresentação pessoal, não importa o que você diga, ou artificialmente tente demonstrar o que você é ficara evidente, principalmente através da comunicação não verbal, a linguagem corporal e inúmeros outros detalhes que, principalmente em relações profissionais, que tendem a ser delicadas e altamente suscetíveis às aparências, são importantíssimos.
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